sábado, 29 de outubro de 2011

Feriado

        Aproveitem bem os próximos feriados para por a casa em ordem.  Concluam os trabalhos escolares e aproveitem para iniciar os estudos para as últimas provas.




02/nov  Finados    e    15/nov  Proclamação da República 





Agora só falta a prova final

      Depois de duas avaliações e trabalhos, só falta a avalaição final.  Preparem-se!







Bom estudo! 





Avaliação 2 Fapen

      Já está disponível as notas dos trabalhos, bem como as das avaliações.


     Veja no simule suas notas.

    

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Qual o nome do filme?




Qual o nome do filme ??
    Para ver o Nome do filme clique no primeiro ponto (esquerda), segure e arraste o mouse para a direita.


Numa cidade haviam muitas motos Yamaha e só duas Honda.
Qual o Nome do filme?

'Poca Hondas'

Um menininho tinha um gatinho chamado Tido, que toda noite dormia num Cestinho. Um belo dia, o menininho foi procurá-lo e não o achou..

Qual o Nome do filme?

 
'O Cesto sem Tido'(rsrs)


Um homem aceitou um desafio de beber 1.000 latinhas de Coca-Cola de uma Vez, ele tomou 999 latas e não agüentava mais.
Qual o Nome do filme?

 

'Mil São Impossível' (rsrs)

Um chiclete conheceu uma chicletinha, se casaram e tiveram vários
Chicletinhos.  Qual o Nome do filme?

 
'A Família Adams'(boa! Rs)


Um casal de piolhos se amavam muito e tiveram diversos filhotes.
Qual e o Nome do filme ?

 
'Lêndeas DA Paixão'(sem comentários...)

Um homem e uma mulher, ambos sem OS Dois braços, decidiram casar, e algum Tempo depois tiveram filho.
Qual e o Nome do filme ?

 
'Ninguém segura este bebê' (que maldade! Rs)

Um homem tinha como profissão cuidar de ursos. Certo dia ele largou a profissão.  Qual o Nome do filme ?

 
'O ex-ursista'( esse foi o melhor! Rs)

 
Numa festa de aniversario um menino insistiu com o pai para que pegasse Uma bexiga para ele estourar. Qual o Nome do filme ?

 
'Tó, estore!'(boa! Rs)

 
A Ana Maria Braga chamou a Hebe de perua.
Qual o Nome do filme?
'Olha quem está falando!'( boa! Rs)



Ainda quero ter um ipod

Tá chegando o Natal. Quem sabe.




Quem não tem cão, caça com gato.


domingo, 23 de outubro de 2011

Vale a pena ver de novo

Surf não é a minha praia.




Termas

Dez minutos finais

                 Vencemos a rodada deste fim de semana por 1 x 0 contra forte e tradicional equipe Mocidade. Continuamos com grande possibilidade de classificação.






sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Ganho de massa muscular

          Ou simplesmente ganho de massa ( nhoque, lasanha). Fui conhecer o Ragazzo.





Dieta especial para o campeonato. rsrs....


2 a 1

       Iniciou-se na semana retrasada o campeonato veteranos de futebol. Perdemos por 2 a 1, mesmo com meu time jogando muito bem. Mas futebol é assim, quem não faz toma.

Aulas de violão

       Tenho como objetivo voltar a tocar violão. Agora é muito mais fácil com a internet utilizando sites com letras e cifras.








sábado, 15 de outubro de 2011

Antes tarde do que nunca

Parabéns Blog Pro Samir. 

No mês passado "Setembro", meu blog completou um aninho de vida.




Mais de 5000 acessos.

Dia dos professores

         Intervalo especial.  Dia dos professores.  Obrigado a Faculdade de Tecnologia Fapen.



Não passou batido !

Poucos alunos se lembram e demonstram carinho pelos seus professores. Mas Estela e Baldez não deixam isto virar regra. 


Muito obrigado!!!!! 




Dia dos professores





Vou considerar uma homenagem

Professores de exatas da FapeN.   Reconhecem?






               Dia dos Professores




quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Como Aprendemos

Observe

1% através do gosto
1,5% através do tato
3,5% através do olfato
11% através da audição
83% através da visão

Porcentagem dos dados retidos por alunos

10% do que lêem
20% do que escutam
30% do que vêem
50% do que vêem e escutam
70% do que dizem e discutem
90% do que dizem e logo realizam

Método de ensino

            Dados retidos

                         depois de  3h       depois de 3 dias

Somente oral             70%                     10%

Somente visual           72%                    20%

Oral e visual               85%                   65%



                               Bom Estudo! 



domingo, 9 de outubro de 2011

Peça para ver com seu professor - Régua de cálculo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 
Cursor de uma Régua de Cálculo
 
             Uma Régua de cálculo é um aparato mecânico analógico que permite a realização de cálculos por meio de guias graduadas deslizantes.
            
            Sua criação foi feita pelo padre inglês William Oughtred, em 1638, basendo-se na tábua de logaritmos que fôra criada por John Napier pouco antes, em 1614.

            Apesar da semelhança com uma régua a régua de cálculos é um dispositivo que não tem nada a ver com medição de pequenas distâncias ou traçagem de retas. A régua de cálculo é a mãe das calculadoras eletrônicas modernas (até mesmo porque os engenheiros que criaram as calculadoras eletrônicas provavelmente fizeram isso usando réguas de cálculo), tendo sido largamente usada até a década de 1970 quando então a versão eletrônica foi largamente difundida e aceita em função de sua simplicidade e precisão.

                Quanto a precisão as réguas de cálculo não fornecem valores exatos e sim aproximados que são aceitos como viáveis dentro de certa aplicação. Assim, um cálculo como 1345 x 3442= ? é resolvido em poucos segundos com uma régua de cálculo mas o máximo que será possivel dizer do resultado é que ele está bem próximo de 4.650.000 e raramente o valor exato (4.629.490 neste caso).

 

Tipos

Típica régua de cálculo circular

                 Apesar de todas elas se parecerem entre sí existem muitas variações do tipo de régua quanto a sua aplicação, esta diferença fica por conta das escalas presentes na régua de cálculo. Alem das diferentes disponibilidades de escalas elas também podem ser circulares ou mesmo cilíndricas.

                 Na prática cada tipo de régua se destina a uma aplicação específica em função de suas escalas e de seu tipo, mas no mínimo as operações básicas todas elas são capazes de realizar.

Teoria

                 Em geral operações de adição/subtração feitas a mão (no lápis e papel), são extremamente mais simples que todas as demais operações. São nestas outras operações que as réguas de cálculos entram para facilidar o trabalho, e elas fazem isso convertendo para uma soma uma multiplicação ou para uma simples subtração uma divisão. Isso é feito levando-se em conta as seguintes propriedades matemáticas:
\log(A\cdot B)= \log A + \log B e \log \left ({A \over B} \right )= \log A - \log B


                   Como as escalas da régua são logarítmicas quando se localiza na régua os ponto A e B na verdade estamos localizando a distância logarítmica em que este ponto esta contando do começo da régua, quando se somam estas duas distâncias iremos obter na prática uma distância que é a distância do valor da multiplicação dos dois valores (como a primeira expressão acima prova). Se subtrairmos estas distâncias então estariamos dividindo um valor pelo outro.

Escalas

Escalas mais comuns de uma régua de cálculos

                    A régua de cálculo é composta por dois tipos de escalas: as fixas e as móveis, e em cada uma destas partes estão distribuídas as várias possíveis escalas. Quase sempre as escalas mostradas na figura ao lado estão presentes em todas as réguas. Estas são as principais escalas mas, no entanto, existem muitas outras, inclusive há réguas que possuem diversas partes móveis com escalas diferentes que podem ser intercambiadas na parte fixa para expandir as possibilidades de cálculos, por exemplo na régua ao lado não existe a escala S que faz cálculos com senos, assim poderíamos tirar a parte móvel (composta, no caso, pelas escalas B, CI e C), e colocar uma outra que contivesse a escala S que em conjunto com a escala D permite cálculos de seno.
Além da parte fixa e da móvel a régua tem ainda o cursor que é uma janela móvel com uma linha fina que permite que pontos em escalas não adjacentes sejam alinhados.


           Na tabela seguinte vemos algumas das escalas:


Escalas básicas
A e BX2duas décadas - usadas em multiplicações, divisões, raiz quadrada e quadrados
C e DXuma década - usadas em multiplicações, divisões, raiz quadrada e cubicas e quadrados e cubos
CI e DI1\over Xas escalas C e D em ordem inversa - usadas em operações de inverso
KX3três décadas - usada em operações de raiz cubica e cubos
LlogXescala linear - usada para logaritmos de base 10
LL0e^{0.001\cdot X}potência de e
LL1e^{0.01\cdot X}potência de e
LL2e^{0.1\cdot X}potência de e
LL3eXpotência de e
LL/0e Xpotência de e
LL/1e^{-0.1\cdot X}potência de e
LL/2e^{-0.01\cdot X}potência de e
LL/3e^{-0.001\cdot X}potência de e
LnlnXusada para logaritmos de base e
SsinXoperações com seno (diretamente) e coseno (indiretamente)
TtanXtangentes e cotangentes


                  No caso de régua de cálculo para engenharia elétrica por exemplo podem existir escalas para conversão entre unidades de potência (kW), cálculo de tensão em condutores (V) e outras.

 

Operações

                                             Multiplicação

                  O próximo esquema mostra as escalas C e D posicionadas para uma multiplicação por 1,5, veja que qualquer valor lido na escala C (a de cima), resultará automaticamente neste valor multiplicado por 1,5 na escala D (a de baixo).

                 O uso da régua de cálculo exige constante uso de notações científicas, assim o ajuste da régua para multiplicar por 1,5, 150, 1500, 0,000015 enfim seria o mesmo. bastando transportar para o resultado o expoente corrente.
Multiplicação por 1,5

 

Divisão

            O esquema abaixo mostra as escalas C e D posicionadas para realizar uma divisão, no caso do valor 5,5 na escala D (a de baixo), por 2 na escala C (a de cima), como trata-se de uma divisão devemos subtrair os valores então a leitura é feita para a esquerda e não para a direita como no caso da multiplicação. Vamos então que o 1 da escala C está sobre o valor 2,75 da escala D, essa é a resposta.
Divisão de 5,5 por 2 resultando em 2,75

 

Cálculos mais complexos

                 Operações mais complexas podem ser facilmente realizadas também, algumas delas estão na tabela seguinte, e isso levando em conta as escalas padrões que existem em todas as réguas, mas muitas delas têm recursos específicos que ampliam em muito sua capacidade.
Operações mais complexas com réguas de cálculo
x2Resultado em A por x em D
\sqrt{x}Resultado em D por x em A
x3Resultado em K por x em D
\sqrt[3]{x}Resultado em D por x em K
x \cdot y^2Índice de C em y em D, ler resultado em A por x em B
{{x^2} \over y}Alinha y em B com X em D, resultado pelo índice de B em A
{x \over {y^2}}Alinha y em C com x em A, resultado pelo índice de B em A
{{x \cdot y^2} \over z}Alinha z em B com y em D, resultado em A por x em B
(x \cdot y)^2Índice de C em x em D, resultado em A por y em C
\left ({x \over y} \right )^2Alinha y em C com x em D, resultado pelo índice de C em A
\sqrt{x \cdot y}Índice de B em x em A, resultado em D por y em B
\sqrt{{x \over y}}Alinha y em B com x em A, resultado no índice de C em D
{{x \cdot y} \over z^2}Alinha z em C com y em A, resultado em A por x em B
x\cdot \sqrt{{y \over z}}Alinha z em B com y em A, resultado em D por x em C
{\sqrt{x} \over y}Alinha y em C com x em A, resultado no índice de C em A
{x \over \sqrt{y}}Alinha y em B com x em D, resultado no índice de C em D
x \cdot \sqrt{y}Índice de C em x em D, resultado em D por y em B
\sqrt{{{x \cdot y} \over z}}Alinha z em B com x em A, resultado em D por y em B
{{x \cdot y} \over \sqrt{z}}Alinha z em B com y em D, resultado em D por x em C
\sqrt{{{x^2 \cdot y} \over z}}Alinha z em B com x em D, resultado em D por y em B
{{x^2 \cdot y^2} \over z}Alinha z em B com x em D, resultado em A por y em C
{a \cdot \sqrt{y}} \over zAlinha z em C com y em A, resultado em D por x em C
\left ( {  {x \cdot \sqrt{y}} \over z} \right ) ^2Alinha z em C com x em D, resultado em A por y em B
logxResultado em L por x em D
10xResultado em D por x em L
sinxResultado em D por x em S
tanxResultado em D por x em T



Esta é a minha.




                                   Mudou muito, hein!?