domingo, 3 de agosto de 2014

Sim ou não ?



É PRECISO ALONGAR ANTES E DEPOIS DO TREINO?

por 



Responda rápido: o que é que você faz para se preparar minutos antes de começar o seu treino? Aposto que “um alongamento” foi a sua resposta. E você não está sozinho, praticamente todo mundo que frequenta academia faz aqueles exercícios para se alongar e dar início ao treino programado para o dia. No entanto, ninguém nunca soube dizer se o alongamento é realmente necessário, ou se ele deve ser feito antes e depois ou ainda se ele traz efeitos positivos para os seus músculos. Então, chegou a hora de esclarecer de vez o assunto e acabar com as suas dúvidas para que você possa treinar tranquilo.
Durante muito tempo, o alongamento foi o ritual padrão antes de começar qualquer atividade física. O motivo seria que ele ajuda a prevenir lesões ou então que melhora o desempenho do atleta. Mas estas afirmações não têm nenhuma comprovação científica e o alongamento pode até te prejudicar em alguns casos.

O alongamento previne lesões?
Antes de responder, vamos entender o que acontece nos seus músculos. O alongamento nada mais é do que um exercício que visa dar elasticidade e aumentar a amplitude do movimento muscular. Portanto, ao se alongar, você força o músculo a esticar suas fibras e a se adaptar a esta condição. Mas essa ação causa stress no músculo, portanto ao combinar o alongamento com a atividade do seu treino, seja aeróbico ou hipertrofia, você está intensificando ainda mais o stress muscular, que pode levar à lesões.
O alongamento então, seja antes ou depois do treino, não contribui em nada para prevenir lesões. Pior, ele pode até ser o vilão que pode causá-las.
Para o avaliador físico da Cia Athletica, Ronaldo Barros (CREF: 3064-G/SP), a melhor forma de se preparar para começar o treino é realizando um aquecimento. Ele diz que o alongamento não é proibido, mas deve ser leve. “Não tem problema se quiser utilizar alongamentos de baixaintensidade dentro de um período de aquecimento para corrida, musculação, etc. Deve-se evitar alongamentos intensos associados a outras atividades. Alongamentos intensos podem aumentar o risco de lesões tanto realizados antes, como após sessões de outros exercícios, principalmente que envolva força”, afirma o profissional.

Quando devo me alongar?
O que deve ficar bem claro é que o alongamento não é prejudicial. Ele traz benefícios para o seu corpo, desde que praticado no momento certo. Você deve programar suas sessões de alongamento em períodos distantes do seu treino, ou então em dias alternados. Nestes casos, o alongamento pode contribuir para a prevenção de lesões.
Embora esta seja uma questão controversa, para Ronaldo Barros, os alongamentos podem ajudar na redução de lesões como resultado crônico, mas não agudo. “Sessões de alongamentos isolados levam a adaptações musculares com maior elasticidade e amplitude articular, isto como resposta crônica pode ser uma boa estratégia”, completa o avaliador físico.
Portanto, se você realizar alongamentos frequentemente, em horários distantes do seu treino, seu corpo ganha elasticidade e amplitude de movimentos. Estes benefícios podem contribuir para que você tenha mais segurança na hora do treino e não se machuque.

Treinando sem erros!
Agora que você entendeu tudo sobre o assunto, não tem mais erros. Alongamentos e treinos não combinam, a não ser que seja um alongamento bem leve durante o aquecimento antes de iniciar a atividade física. Assim você pode treinar tranquilo, com a certeza de que está fazendo o melhor para o seu corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.